19/01/2017

A Associação Catarinense do Ministério Público e a Escola do Ministério Público externam seu profundo pesar e se solidarizam com os familiares do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que faleceu vítima de acidente aéreo em Paraty (RJ) na tarde desta quinta-feira (19/1).

Zavascki era o relator dos processos da operação Lava Jato no STF. Todos os inquéritos de políticos investigados pela operação passavam por seu gabinete. Reconhecido por sua integridade, vinha demonstrando discrição ao longo do processo.

Sua atuação se destacou como exemplo de cooperação e bom relacionamento institucional entre judiciário e MP, possibilitando que a Justiça funcionasse de modo célere.

O ministro catarinense, de Faxinal dos Guedes, no Oeste, sempre se mostrou solícito com as instituições associativas do estado. Em março de 2015, o Ministro foi convidado de honra da Escola do MP, ministrando a aula de abertura do ano letivo da instituição. Mesmo com sua agenda atribulada, Zavascki veio à Florianópolis para o evento, demonstrando comprometimento com a formação dos novos operadores do direito do país. No ano passado voltou à Florianópolis para prestigiar o 34º Encontro Estadual do Ministério Público, promovido pela ACMP.