- (48) 3224-6166
- escola@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro Executivo Casa do Barão
Bloco A, 1° andar, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Artigo: Queremos o novo Processo Penal Brasileiro?
Neste artigo publicado no site Justiça & Cidadania, o professor Henrique da Rosa Ziesemer e o Promotor de Justiça do MPRS Rodrigo da Silva Brandalise falam sobre a atualização e reforma do Código Penal Brasileiro, elaborado em 1941. Confira:
Queremos o novo Processo Penal Brasileiro?
Que o direito processual penal brasileiro precisa de atualização, é indiscutível. O Código de Processo Penal de 1941 há tempos já não dá mais o respaldo jurídico às situações criminosas que ocorrem no dia a dia da sociedade. Várias reformas, alterações e inovações legislativas ocorreram desde a vigência do atual CPP. Contudo, ainda há muitas falhas e brechas jurídicas que tornam o sistema ineficiente ante a mais rápida evolução da criminalidade.
O atual contexto sócio político brasileiro é a prova de que o processo penal é o sismógrafo do Estado Democrático de Direito. Pode-se afirmar que nunca antes o direito processual penal teve tanta evidência no cotidiano brasileiro, o que efetivamente demonstra quanto ele interfere no andamento do país.
As ações e reações sociais e jurídicas que ocorrem por conta da atuação das instituições jurídicas, tendo como instrumento o direito processual penal, ganha cada vez mais atenção e relevo, seja da sociedade, seja do Estado.
Confira o artigo completo AQUI.
Compartilhe
Sobre o autor
Henrique da Rosa Ziesemer
Possui graduação em Direito e mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Especialista em Direito Processual Penal pela Univali (2008), e Direito Administrativo pela Cesusc (2004). Atualmente é doutorando em Ciência Jurídica. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina desde 2004, e professor da Escola do Ministério Público de Santa Catarina e da Magistratura.
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal. Coordenou, de 2013 a 2015, a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". Membro da comissão da CONAMP de reforma e elaboração do novo Código de Processo Penal.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6913389978064557
Veja mais artigos deste professor ver todos
-
Artigo: A desconformidade constitucional do chamado “acordo de não-persecução penal” e o efeito bumerangue
-
Artigo: O homicídio nas provas de concurso (do MP)
-
Artigo: Conhecendo a prova objetiva
Deixe seu comentário
Buscar
Categorias
Últimas postagens
-
Boletim Informativo Escola do Ministério Público, Nº 63 de 18 de outubro 2023
-
Boletim Informativo Escola do Ministério Público, Nº 62, de 20 de setembro de 2023
-
Boletim Informativo Escola do Ministério Público, Nº 62, de 20 de setembro de 2023
-
Boletim Informativo Escola do Ministério Público, Nº 61, de 20 de setembro de 2023