Palestra sobre mudanças climáticas reúne representantes de entidades com foco no meio ambiente

29/01/2021

Com quase 200 visualizações no YouTube, na noite da última quarta-feira (27/1), a palestra online “Mudanças climáticas”, reuniu espectadores de diversas entidades catarinenses, como membros da Polícia Militar Ambiental e da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

O evento promovido pela Escola do MP contou com a participação dos Promotores de Justiça Cristina Graça (MPBA), Alexandre Gaio (MPPR) e do professor e Diretor da Escola do MP Paulo Antonio Locatelli. A mediação foi realizada pelo Promotor de Justiça do MPSC Rogério Ponzi Seligman.

Em cerca de duas horas de conversa, os convidados abordaram os seguintes temas: Os retrocessos ambientais e as mudanças climáticas, O licenciamento ambiental frente às mudanças climáticas e Cidades: causa e efeito das mudanças climáticas. Os palestrantes fizeram um breve resumo de pontos técnicos dos temas e responderam dúvidas dos estudantes e colegas de carreira que acompanharam o evento no canal da Escola do MP no YouTube.

Para o Diretor da Escola do MP, Paulo Antonio Locatelli, a diversidade do público que prestigiou o evento demonstra a preocupação das diversas áreas jurídicas, administrativas e técnicas, e o envolvimento de alunos e profissionais interessados no assunto. “Promover a discussão de tão relevante tema é uma das funções da Escola do MP, integrando o corpo docente, os alunos, a sociedade civil e órgãos governamentais”, enfatiza Locatelli.

A Promotora de Justiça Cristina Graça foi responsável por fazer uma exposição sobre os retrocessos ambientais e as mudanças climáticas. A Diretora da Abrampa - Bahia chamou a atenção para os enormes desafios que o Brasil enfrentará no que tange as questões ambientais. Em sua análise, Graça pontuou que o país parece estar “se afastando dos compromissos com o meio ambiente”. Em um momento que considera crucial, pois, segunda ela, a humanidade ainda tem a oportunidade de evitar o caos climático.

Em seguida, foi o Promotor de Justiça Alexandre Gaio quem deu continuidade ao evento com o tema “O licenciamento ambiental frente às mudanças climáticas”. Gaio salientou que, além do combate aos desmatamentos, combate às queimadas, das políticas de diminuição de gases, um instrumento central da política nacional do meio ambiente é o licenciamento ambiental. “Ele é capaz de articular os demais instrumentos da política nacional de meio ambiente, como os padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, as avaliações de impacto ambiental etc. O licenciamento consegue centralizar todos esses instrumentos e tem o papel fundamental de decidir se determinado empreendimento, oba ou atividade é viável do ponto de vista ambiental”, completou o Promotor de Justiça.

O Diretor da Escola do MP Paulo Antonio Locatelli encerrou o evento com o tema “Cidades: causa e efeito das mudanças climáticas”. Locatelli apresentou seu tema a partir de uma contextualização histórica e, de certa forma lúdica, com o uso de contos mitológicos. O professor também trouxe importantes dados atuais sobre a percepção brasileira sobre as mudanças climáticas.

Para conferir o evento completo, basta acessar o link.