Colégio de Diretores debate atuação coordenada em prol do Ministério Público

13/05/2022

Florianópolis sediou a 3ª Reunião Ordinária do CDEMP - Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil. Dezessete representantes nacionais participam do encontro, realizado na quinta e sexta (12 e 13 de maio). No primeiro dia, eles foram recepcionados pelo diretor da Escola do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, que conduziu o grupo nas visitas ao MPSC e à Escola do MP. “A reunião com o Colegiado dos Diretores das Escolas do MP e CEAFs do país permite o intercâmbio valioso de práticas exitosas nas instituições coirmãs, além de unificar procedimentos, publicações e eventos, priorizando uma atuação padronizada até mesmo de repercussão nacional “, disse o Procurador de Justiça Paulo Antonio Locatelli.

A programação de quinta também teve a apresentação do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento pelo diretor do CEAF, o Promotor de Justiça e professor da Escola do MP Marcionei Mendes. “Recebemos colegas de 12 estados que trouxeram as suas experiências para a capacitação e aperfeiçoamento de membros e servidores do Ministério Público. Foi uma oportunidade também de receber a diretoria do CDEMP para uma pauta ordinária deste Colégio, onde conseguimos deliberar temas importantes para a capacitação de membros e servidores”, explicou o diretor do CEAF.

Na sexta-feira (13), os integrantes do Colégio de Diretores participaram do curso "Mediação e Negociação”, ministrado por Yann Duzert, seguido pela 3ª Reunião Ordinária do CDEMP. Na pauta foram debatidos diferentes assuntos ligados às Escolas e Centros de Estudo e Aperfeiçoamento do MP. “Encontros como esse são essenciais para que as Escolas e o CNMP, através da sua unidade nacional de capacitação, possam ter uma atuação coordenada em prol do Ministério Público nacional, para fortalecer cada vez mais a instituição”, afirma Munique Vaz, membro auxiliar da UNCMP-CNMP.

Ao fim do encontro, o presidente do CDEMP, Eduardo Augusto Salomão Cambi (ESMP/PR), agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da educação para transformar pessoas e instituições. “O CDEMP, junto com o ENAMP, tem esse papel de aperfeiçoar o MP. Hoje nós construímos pautas importantes, como as Jornadas Nacionais do Ministério Público, a Revista Nacional do MP e temas que são comuns às Escolas. É essencial que todos estejam alinhados, fortalecendo ainda mais a nossa missão institucional de unificar o Ministério Público brasileiro”, finalizou.